Reciclagem de cartões

Jumpark Lança Campanha de Reciclagem de Cartões

O Instituto Brasileiro do PVC, em parceria com a Plastivida e com a R.S. de Paula, dá início à campanha de coleta de cartões de PVC que não tenham mais uso, no Jumpark Jundiaí, o maior e mais completo “trampolim park” sustentável da América Latina.

Os cartões de débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, cartões telefônicos, bilhete único e outros, inclusive os que contenham chip e tarja magnética, poderão ser depositados em um Papa Cartão® instalado no parque, próximo à praça de alimentação. Trata-se de uma máquina que tritura o material, preparando-o para a reciclagem.

Os atuais cartões de acesso ao parque foram produzidos com PVC reciclado proveniente de outras coletas feitas pelo Programa RC Reciclagem de Cartões e possuem mensagens sobre a reciclabilidade dos plásticos, como deve ser feita a coleta seletiva e o descarte correto desses produtos. O material coletado no parque poderá ser transformado em novos cartões de acesso, além de outros produtos.

Segundo Herman Naka, CEO do Jumpark Jundiaí, objetivo é fazer com que este seja o primeiro parque de entretenimento sustentável do país. “Dessa forma, estamos buscando trazer ações práticas de educação ambiental, como esta parceria com o Instituto Brasileiro do PVC, pois a pessoa descarta corretamente o seu cartão e, ao mesmo tempo, entra em contato com o produto reciclado para entender a importância das boas práticas”, completa Herman.

O Programa RC Reciclagem de Cartões – As máquinas Papa Cartão® podem ser encontradas em empresas, shoppings, estações do metrô, aeroportos, condomínios, feiras e eventos, parques, além de pontos na Esplanada dos Ministérios, entre outros. Hoje, são mais de 70 locais de coleta em todo o Brasil.

Os cartões de PVC coletados são transformados em porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros.

Para Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida, a iniciativa tem uma importância social, ambiental e econômica. “Trata-se de uma ação prática, que aproxima as pessoas do processo de reciclagem, fazendo com que elas percebam a importância da sua atitude no consumo responsável e no descarte adequado dos plásticos para benefício da sociedade e do Planeta”, afirma o executivo.